terça-feira, 6 de março de 2012

Vote em mim que eu te conto!

João Pereira Leite

            Você sabe o que faz um deputado federal? Não? Então, “vote em mim que eu te conto”! Esse foi um dos jargões de campanha do deputado federal mais votado do país em 2010, o Tiririca. E para completar, numa cena de uma das novelas da TV Globo, na época, a personagem Natalie Lamour de "Insensato Coração", no último capítulo da novela ao ser perguntada por seu irmão sobre o que faz um deputado, mostrou que aprendeu muito bem com o Tiririca – “Vote em mim que eu te conto”! – essa foi a sua resposta.
            Da mesma forma que o deputado Tiririca, até então totalmente alheio à política partidária, foi eleito pelo PR (Partido Republicano), por ser famoso, e ter na ponta língua o seu “Vote no Tiririca, pior do que tá não fica!”, a personagem da novela, Natalie Lamour também foi eleita pelo PMP (Partido da Moralidade Pública), com o slogan “pra descascar o abacaxi, vote em Natalie”!
            A grande pergunta é: Por que candidatos com esse perfil estão em alta? Por que o povo prefere votar nesses candidatos e não em outros que já possuem uma carreira vitoriosa na política como acontecia há alguns anos?
            A resposta é simples: o povo já está cansado de tanta enganação e porque não dizer - de tanta corrupção. Então, em vez de votar em políticos que só enriquecem a custa de manobras em obras superfaturadas, compras sem licitações, dinheiro na cueca e contrato de shows com empresas terceirizadas, prefere votar em figuras populares como forma de protesto. E não há perspectiva de mudança, pois quando o assunto é eleição municipal, pelo menos até o presente momento, os nomes dos pré-candidatos a prefeito continuam sendo os mesmos de sempre.
          Há comentários de que existem pesquisas que apontam um determinado pré-candidato na preferência dos eleitores com boa vantagem sobre os demais. Só que esses números são insignificantes, pois se somadas todas as intenções de voto dos entrevistados, não chega a 30% dos eleitores. E o que isso quer dizer? No momento nada, mas mostra que 70% dos eleitores entrevistados ainda estão indecisos e preferem aguardar o surgimento de novos nomes para depois opinar. Isso já aconteceu em eleições anteriores, quando os comentários a respeito de pesquisas apontavam os dois principais candidatos derrotados naquelas eleições como favoritos. E o resultado, todos já conhecem! Ganhou o candidato que ninguém apontava como favorito, ou melhor, que os 70% de indecisos não conheciam ou nem tinham ouvido falar a seu respeito.
            Enfim, se nas próximas eleições não aparecer nenhum “Tiririca” ou nenhuma “Natalie Lamour”, serão esses indecisos que elegerão o próximo prefeito municipal, que provavelmente neste momento, nem seja conhecido da grande maioria da população, ou até mesmo, nunca tenha sido eleito para um mandato eletivo. E se no início da campanha oficial, alguém perguntar a ele o que faz um prefeito, com certeza responderá: “Vote em mim que eu te conto”!

         Observação: Artigo publicado no jornal A Vanguarda de Ibiúna em 02/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário